Prof. Msc. Aldo César Figueira Sampaio: Possui graduação em História pela Universidade Federal do Pará (1998), especialização em Recuperação e Manejo de Áreas Degradadas na Amazônia - V CIPCTAM - Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (2000), e mestrado em Planejamento do Desenvolvimento - Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (2002). Tem experiência na área de História, e pesquisa sobre o sistema de aviamento, relações trabalho, produção e colonização.

Prof. Msc. Almires Martins Machado: Graduado em Direito pelo Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN, 2004), Mestrado em Direitos Humanos pela Universidade Federal do Pará (UFPA) 2009, doutorando em antropolgia pela Universidade Federal do Pará ( UFPA), 2011. Membro do Núcleo Jurídico do Instituto Indígena Brasileiro para a Propriedade Intelectual (INBRAPI); Presidente da Associação Indigena Atyguá, da aldeia Jaguapirú/MS e Coordenador Técnico do Ponto de Cultura Guarani Mbyá Arandu Mbarete da Aldeia Tekoá Pyaú, Município de Jacundá/PA.

Profª Msc. Francilene de Aguiar Parente: Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (2004) e mestre em Ciências Sociais, com área de concentração em Antropologia pela Universidade Federal do Pará (2006). Atualmente cursa o doutorado no Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA/UFPA), onde discute a construção das identidades indígenas na cidade de Altamira/PA. É pesquisadora junto a projetos de pesquisa na Universidade Federal do Pará e Professora da mesma instituição, no campus de Altamira. Integra o Programa de Políticas Afirmativas para Povos Indígenas e Populações Tradicionais (PAPIT) da UFPA e é uma das coordenadoras do Grupo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (UFPA/ Campus Altamira). Tem experiência na área de Antropologia, Sociologia e Metodologia Científica, atuando principalmente nas seguintes temáticas: infância, saúde, gênero/família, antropologia urbana e etnologia indígena.
 
Prof. Msc. Gilmar Matta da Silva: Mestre em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Pará (UFPA). Desenvolveu pesquisas entre os músicos carismáticos e, posteriormente, foi pesquisador do IPHAN no Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC) da Celebração do Círio de Nazaré em Belém do Pará 2002-2003. Tem experiência de trabalho de campo com os índios Aikewára, Comunidades Remanescentes de Quilombo do Nordeste do Estado do Pará e Baixo Tocantins. Atualmente coordena a pesquisa do Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC) do Município de Cametá/PA 2012.

Profª Msc. Maria do Socorro Lacerda Lima: Graduada em História pela Universidade Federal do Pará (2007). Tem experiência na pesquisa em História e Antropologia, atuando principalmente nos seguintes áreas: etnologia indígena, cultura material, coleções etnográficas, etnohistória, identidade étnica, relações interétnicas e patrimônio. Mestre em Ciências Sociais com área de concentração em Antropologia, tendo desenvolvido pesquisa acerca do processo de etnogênese vivenciado pelos índios Juruna/Yudjá da aldeia Boa Vista Pará. Atualmente, é coordenadora do curso de especialização em História dos Povos Indígenas e do Indigenismo na Amazônia da FIBRA. 

Prof. Robinson Santos Araújo da Silva: Historiador, Pesquisador e Consultor na área de etnologia, com experiência em patrimônio cultural indígena com ênfase na cultura material indígena. Experiência na docência da Educação Escolar Indígena. Experiência em indigenismo com ênfase na mediação em processos de conflitos e outros entre grupos indígenas e a sociedade envolvente. Produtor Cultural com experiência em coordenação e curadoria de eventos sobre o universo indígena. 

Prof. Dr. Wladirson Ronny da S. Cardoso: Wladirson Ronny da Silva Cardoso é Doutorando em Antropologia, Mestre em Direito e Bacharel/Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e Militante/Pesquisador do "Movimento Universitário em Defesa da Diversidade Sexual - Grupo Orquídeas". Desde 2007 trabalha como docente no ensino superior e, recentemente, trabalhou como gestor, consultor educacional e coordenador pedagógico do Curso de Licenciatura Plena em Filosofia da Faculdade Pan Americana (FPA), desenvolvendo atividades de estruturação e organização para implementação e funcionamento de cursos de graduação e pós-graduação. É também Professor Colaborador da Universidade do Estado do Pará (UEPA), ministrando diversas disciplinas filosóficas e pedagógicas em cursos de licenciatura. Dedica-se ainda a atividades de pesquisa e extensão nas áreas da Ética, da Filosofia Política, Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade, com produtividade acadêmica, científica, metodológica, técnica e profissional. Possui habilidades e competências para agenciamento de coletivos humanos, planejamento, coordenação e supervisão de equipes e de eventos.

Profª Msc. Ângela Sánchez Leão do Livramento: é doutoranda do Programa de Estudos Pós-Graduados da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), concluiu o mestrado em História Social pela mesma universidade em 2004. Cursou especialização em História da Amazônia pela Universidade Federal do Pará desde 1994. Atualmente é Técnica em Gestão Cultural da SECULT(Secretaria de Estado de Cultura) do Pará, no APEP(Arquivo Público do Estado do Pará). É professora de história da SEMEC (Secretaria Municipal de Educação) e é professora no programa de pós-graduação da Faculdade Integrada Brasil Amazônia - FIBRA. Participou de vários projetos de pesquisa pela Secretaria de Cultura e do projeto MADAM pelo Museu Emílio Goeldi. Foi colaboradora de um projeto da UFAM ( Universidade Federal do Amazonas) sobre História Colonial da Amazônia e integrou o grupo Índios na América, coordenado pelo Prof. Dr. Fernando Torres Londoño. Tem artigos publicados nos Anais do Arquivo Público Estadual do Pará sobre arquivologia e na coleção Textos e Fontes do APEP, além de um catálogo seletivo sobre os documentos pertencentes ao período da Cabanagem no Pará. Em seu currículo lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica e tecnológica são: Amazônia, Colônia, História Social, Cabanagem, índios e comunidades caboclas.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright 2010 Pós-Graduação Lato Sensu em História dos Povos Indígenas e do Indigenismo na Amazônia.

Theme by WordpressCenter.com.
Blogger Template by Beta Templates.