quarta-feira, 6 de maio de 2015


Exibição do acervo das obras de arte cerâmica Assurini pertencente ao Museu do Índio
 Catálogo: Índios RITUAL DA IMAGEM
                                      Autora: Regina Polo Müller

 "A arte gráfica, o lugar da cerâmica na sociedade Asurini e a mitologia e ritual a ela associados são apresentados, nesta exposição, com o desejo de que a arte deste povo do médio rio Xingu possa ser mais bem conhecida fazendo-se jus à sua riqueza e vitalidade até os dias de hoje."



Fabíola Andréa Silva
Universidade de São Paulo/Museu de Arqueologia e Etnologia.

RESUMO: Os significados e as implicações das transformações culturais relacionadas aos processos de permanência e mudança nas tecnologias de produção e uso dos objetos, nos mais diversos contextos sociais, são temas de várias pesquisas nas últimas décadas. Essas pesquisas revelaram que as permanências e mudanças nas tecnologias de produção e no uso dos objetos ocorrem em diferentes escalas ao longo do tempo e resultam de fatores sociais, econômicos, políticos e culturais específicos de cada contexto. Também evidenciaram que o entendimento das transformações nas tecnologias implica a apreensão das condições que levaram à mudança ou, ainda, a análise dos processos de inovação. Este artigo contribui com esse debate, descrevendo e analisando alguns aspectos relacionados à produção e à utilização dos objetos pelos Asurini do Xingu, um povo Tupi que vive às margens do rio Xingu, no estado do Pará. Demonstro como as inovações, nas suas práticas tecnológicas, e as apropriações dos bens ocidentais (objetos e matérias-primas), no período pós-contato, podem ser entendidas como uma possibilidade de expressão estética e criativa e, ainda, como uma forma de ação simbólica, carregada de significado identitário.
Palavras-chave: Asurini do Xingu. Tecnologias. Inovações artefatuais. Contato.











A cerâmica Asurini 

Fonte: Ritual da Imagem



    Fonte: Ritual da Imagem




Fonte: Ritual da Imagem

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